Jardin Majorelle, Marrakech

O Jardin Majorelle foi criado nos anos 30 por duas gerações de artistas franceses, Louis Majorelle e o seu filho Jacques. Começaram por se dedicar ao mobiliário, depois ao Orientalismo, construindo um legado impressionante em tons de azul, o famoso azul cobalto conhecido também por alguns e principalmente em Marrocos, por azul Majorelle. A obra …

Museu Boucharouite, Marrakech

Este pequeno museu é articulado à volta dos tapetes “Bouts d’chiffons”, jóias puras de criatividade popular, tecidas ou bordadas por mulheres marroquinas. É a história das mulheres berberes contada através dos seus magníficos tapetes. Artistas não instruídas na prática da sua arte, elas fazem-nos da reciclagem das suas roupas antigas. Patrick de Maillard, o coleccionador …

Tanjia Marrakchia

Quando estamos em Marrakech, é imperativo provar a incontornável Tanjia Marrakchia. Mesmo que o seu nome possa evocar uma provável origem em Tânger. A Tanjia é um prato tradicional e exclusivo de Marrakech.  O seu nome vem do pote de barro em que os ingredientes cozem, a Tanjia.  A Tanjia é feita de carne cortada em …

The Orientalist Museum 

  Localizado no coração da medina, a poucos passos da Medersa de Ben Youssef, este magnífico riad do século XVII abre as suas portas para nos revelar a história de Marrocos através do seu artesanato patrimonial e, especialmente, das obras de pintores orientalistas. Após o MACMA (Musee d’Art et de Culture de Marrakech), o coleccionador …

Nama, Amanjena

  Celebrando a tradição japonesa da arte culinária, o restaurante Nama oferece sushi e sashimi requintadamente elaborados no coração de um cardápio comemorando o Washoku, a “comida do Japão” reconhecida pela UNESCO. Tirando o seu nome da palavra japonesa para “cru”, Nama serve pratos simples e sofisticados nas verdadeiras técnicas de preparação antiquadas da cozinha japonesa, com …

Musée Yves Saint Laurent Marrakech

Yves Saint Laurent visitou Marrakech pela primeira vez em 1966 e foi um amor à primeira vista. Um museu dedicado à sua fashion house abre amanhã na cidade que ele tanto amou e que tanto o influenciou. Ao lado, do famoso Jardin Majorelle, o edifício foi desenhado pelo Studio KO, um atelier de arquitectura criado …

Pierre Hermé no La Mamounia

A partir de 1 de novembro de 2017, Pierre Hermé tomará as rédeas da patisserie do La Mamounia. Primeira em Marrocos e África, uma nova boutique Pierre Hermé abrirá as suas portas neste hotel, oferecendo pastelarias criadas exclusivamente para o La Mamounia, bem como alguns doces marroquinos clássicos revisitados por Pierre Hermé, eleito o melhor …

Musée Berbère, Marrakech

Situado no célebre Jardin Majorelle, este  museu está instalado no atelier do pintor Jacques Majorelle e é fruto da colecção pessoal de Yves Saint Laurent e de seu companheiro Pierre Bergé, fascinados pela cultura berbere, foi recolhendo ao longo dos anos. O visitante descobre ali objectos do quotidiano, ornamentos e jóias e trajes tradicionais dos berberes. …

Dar Moha

  Foi residência do Pacha de Marrakech, mais tarde refúgio do costureiro francês Pierre Balmain e, actualmente, é propriedade do chef Mohamed Fedal. O restaurante Dar Moha (Dar, em árabe significa “casa”, e Moha… diminuitivo de Mohamed, claro!) funciona num belíssimo riad construído no começo do século XX, prolonga-se pelos quatro salões da casa, com todos …

Museu Yves Saint Laurent Marrakech abre as portas dia 19 de Outubro

A história de amor entre Yves Saint Laurent e Marrakech  continua, uma vez que um museu homónimo irá abrir muito em breve. Este espaço cultural ficará instalado na rue Yves Saint Laurent, ao lado do Jardin Majorelle, que o costureiro e seu companheiro Pierre Bergé adquiriram em 1980 e para onde vinham regularmente. O museu, …

Post(cards) from Morocco…

O novo terminal do Aeroporto Marrakech-Menara ficou classificado em quarto lugar entre os melhores aeroportos do mundo! A sua cúpula, em vidro, majestosa, convida a viajar. O edifício, que pode receber até 9 milhões de visitantes por ano, atende aos padrões ambientais e desenvolveu um sistema de recuperação da água da chuva. From Morocco with …

Aromas inebriantes do La Mamounia

O La Mamounia lançou em perfume (edição limitada) a sua fragrância de assinatura. O aroma que flutua pelo hotel, que é o seu DNA olfactivo, inebria quem por aqui passa, levando-o para sempre nas suas memórias. Combinando o aroma quente e amadeirado do cedro do Atlas, a doçura das tâmaras e a frescura dos cítricos, …